NOVO ENDEREÇO: Avenida Paulista, 1048 - 18º andar (esquina com Alameda Campinas)

Qual o objetivo da anestesia?

O objetivo da anestesia é viabilizar a realização de procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos reduzindo ou eliminando a dor, consciência, mobilidade e respostas indesejadas do organismo durante o procedimento.

Quem realiza este procedimento?

O procedimento é realizado por um Médico Anestesiologista habilitado na prática anestésica e sedação. Durante todo o procedimento, este médico monitora o paciente.

Quais são os tipos de anestesia usadas em Otorrinolaringologia?

- Anestesia local: é aquela que anestesia apenas a área onde foi infiltrado o anestésico local, tal como habitualmente usada em odontologia.

- Anestesia geral: A anestesia geral permite todo tipo de cirurgia. Atualmente os anestésicos são de eliminação rápida, permitindo que você acorde poucos minutos após o término de um procedimento, se as particularidades da cirurgia  permitirem. Durante a anestesia, você irá precisar de auxílio para respirar, seja com uma máscara facial, laríngea ou através de intubação. Qualquer que seja o dispositivo, assim que não for mais necessário ele será retirado. Isso geralmente acontece antes mesmo que você acorde.

Quais são os benefícios?

Viabilizar a realização dos procedimentos, aumentando o conforto e segurança do paciente no período intraoperatório e no período pós-operatório.

Quais são os riscos e complicações?

Por ser um procedimento complexo, a anestesia envolve diversos riscos e pode levar a complicações e efeitos colaterais com diferentes níveis de gravidade.

Os mais comuns na anestesia geral são: náuseas e vômitos, dor de garganta, lesão dentária, reações alérgicas, consciência intraoperatória, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, aspiração de conteúdo gástrico, infarto, perda visual, hipóxia, parada cardiorrespiratória e até óbito. O uso de vários sensores tais como oxímetro, capnógrafo, BiSpectral System (BIS) e um aparelho de anestesia minimizam muito essa possibilidade.

De maneira geral, a taxa de eventos menores em anestesia (como p ex: náusea, vômito, dor de garganta, cefaléia) varia entre 18 e 33%; eventos graves (reações alérgicas graves, infarto, etc) entre 0,45 e 1,4%. A taxa de mortalidade em anestesia depende muito do risco do paciente e do procedimento a ser realizado, mas de maneira geral é estimada entre 1 para cada 200.000 anestesias. Felizmente nunca tivemos nenhum caso de complicação grave.

Há alternativas para realizar o procedimento?

Procedimentos de pequeno porte tais como biópsias ou retirada de corpo estranho podem ser realizados com anestesia local ou até mesmo sem anestesia, mas tratam-se de casos de exceção pois, a grande maioria dos procedimentos cirúrgicos em Otorrinolaringologia não pode ser realizado sem anestesia geral.

O que esperar na recuperação do procedimento?

Após a realização do procedimento o paciente é encaminhado para a Sala de Recuperação pós Anestésica onde será mantido monitorizado e sob cuidados do anestesiologista e da enfermagem até ter condições de ser encaminhado a unidade de destino.

Pacientes de maior risco ou submetidos a procedimentos de maior complexidade podem ser encaminhados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para maior vigilância.