NOVO ENDEREÇO: Avenida Paulista, 1048 - 18º andar (esquina com Alameda Campinas)

 

sinusite.jpg

O que são os seios da face?

 

Os seios da face são espaços ocos e aerados situados nos ossos da face que se conectam às fossas nasais por meio de pequenos canais estreitos. São eles:

 

- Seios maxilares

- Seios etmoidais

- Seio frontal

- Seio esfenoidal

 

A Sinusite (também chamada de Rinossinusite porque os sintomas envolvem o nariz e os seios da face) se inicia quando vírus ou bactérias infectam os seios da face (geralmente durante um resfriado ou crise alérgica) e começam a se multiplicar. Como reação do corpo à infecção, o revestimento dos seios da face fica inchado, podendo bloquear os canais de drenagem. Isso faz com que o muco e o pus fiquem retidos nas cavidades do nariz e dos seios da face.

 

Sinusite aguda ou crônica?

 

Como sinusite significa simplesmente inflamação dos seios da face, a palavra por si só inclui uma variedade de problemas semelhantes. Sinusite aguda é quando os sintomas ocorrem por menos de quatro semanas. Um diagnóstico de sinusite crônica requer que os sintomas durem mais de 12 semanas. Às vezes, eles podem ter a mesma origem, mas muitas vezes a sinusite crônica e a sinusite aguda são muito diferentes uma da outra. O seu Otorrinolaringologista pode ajudar a determinar que tipo de sinusite você tem e como tratá-la. Sinusite aguda recorrente é quando alguém tem quatro ou mais infecções nos seios da face (sinusite aguda) em um ano, mas não apresenta sintomas entre essas infecções.

 

Quais são os sintomas da sinusite?

 

Você pode ter sinusite crônica se tiver pelo menos dois dos quatro sintomas abaixo por pelo menos 12 semanas. É possível que o Otorrinolaringologista precise de uma tomografia computadorizada para diagnosticar uma sinusite crônica. Os possíveis sintomas incluem:

 

- Nariz congestionado ou bloqueado

- Dor, pressão ou plenitude no rosto, cabeça ou ao redor dos olhos

- Drenagem nasal de muco espesso

- Perda ou diminuição do olfato

 

O que causa sinusite?

 

Os vírus ou bactérias geralmente causam sinusite aguda. A sinusite viral aguda é mais provável se você estiver doente por menos de 10 dias e não estiver piorando. Sinusite bacteriana aguda é quando você não observa melhora dos sintomas dentro de 10 dias após ficar doente ou quando você piora dentro de 10 dias após o início do quadro.

 

A sinusite crônica, entretanto, geralmente é causada por inflamação prolongada, geralmente acima de 12 semanas. A infecção pode fazer parte da sinusite crônica, especialmente quando piora de tempos em tempos, mas geralmente não é a causa principal. A causa exata nem sempre pode ser determinada, mas pode estar relacionada à retenção de muco. 

 

É cada vez mais comum o implante dentário em nosso meio e a íntima relação dos alvéolos dentários com os seios maxilares, tem levado muitas vezes à contaminação destes na chamada sinusite odontogênica (de causa dentária), especialmente nos seios maxilares.

 

Existem condições ou complicações relacionadas?

 

Enxaqueca ou cefaléia tensional também podem causar sintomas de dor ou pressão nos seios da face. Se você tiver dores de cabeça sem drenagem de secreção, converse com seu otorrinolaringologista sobre a possibilidade de apresentar  uma enxaqueca e não uma sinusite. Às vezes, uma inflamação da cavidade nasal (rinite) também pode causar coriza e congestão nasal, sem envolver os seios da face.

 

Quais são as opções de tratamento?

 

A sinusite é tratada de forma diferente com base na causa. A maioria dos casos de sinusite aguda, cerca de 98%, é causada por um vírus e não por bactérias e não deve ser tratada com antibióticos. A sinusite viral aguda pode ser tratada com analgésicos, sprays nasais de esteróides ou irrigação nasal com soro fisiológico. Esses tratamentos também são boas opções para a sinusite bacteriana aguda.

 

A sinusite crônica é tratada de maneira diferente da sinusite aguda. Como a sinusite crônica é causada mais por inflamação do que infecção, os tratamentos para sinusite crônica visam controlar a inflamação. A irrigação nasal com soro fisiológico e/ou sprays nasais de esteróides são os principais tratamentos para os sintomas da sinusite crônica. Os antibióticos às vezes podem ser úteis, mas nem sempre.

 

Outros fatores, incluindo alergias, pólipos nasais, asma e problemas com a capacidade do corpo de combater infecções podem acompanhar a sinusite e piorá-la, a menos que também sejam tratados.

Se o seu médico suspeitar de uma complicação ou se você tiver episódios repetidos ou sintomas prolongados dos seios da face, uma tomografia computadorizada dos seios da face pode ser necessária.

 

Cirurgia

 

A cirurgia não é recomendada para sinusite aguda, exceto em raras circunstâncias. Às vezes, a infecção do seio nasal pode se espalhar para os olhos, rosto ou cérebro. Isso seria considerado uma emergência e uma cirurgia pode ser necessária para reverter a infecção e evitar que ela se espalhe.

 

Para a sinusite crônica, a cirurgia é uma opção quando os sintomas não podem ser controlados com medicamentos e outros tratamentos. O tipo mais comum de cirurgia para os seios da face é chamada de cirurgia endoscópica dos seios da face. Um dispositivo óptico é usado para ver dentro do nariz e seios da face e orientar a cirurgia. A cirurgia alarga as vias naturais de drenagem entre os seios da face e o nariz, permitindo que o muco saia dos seios da face e o ar entre. Os medicamentos que são administrados no nariz e nos seios da face, como sprays e irrigações, também podem entrar melhor nos seios da face depois da cirurgia.