NOVO ENDEREÇO: Avenida Paulista, 1048 - 18º andar (esquina com Alameda Campinas)

 

rinoplastia2.jpg

O que é uma Rinoplastia?

 

A Rinoplastia, às vezes chamada de Rinomodelação, é um procedimento cirúrgico que altera a forma do nariz ou a sua aparência.

 

Quais são as indicações mais comuns de Rinoplastia?

 

Além da questão estética, este procedimento também pode ter como objetivo melhorar problemas respiratórios ou corrigir defeitos físicos no nariz, tais como: 
 

- Saliências, corcovas ou depressões no dorso do nariz

- Narinas largas ou dilatadas

- Nariz torto ou desviado

- Correção de pontas nasais caidas, excessivamente arrebitadas ou globosas

- Insuficiência de válvula nasal (fechamento das narinas durante a inspiração)

 

O que devo esperar de uma consulta médica?

Você precisará conversar com seu médico sobre suas razões para querer fazer a Rinoplastia. Você deve responder a perguntas relacionadas a como se sente em relação à sua aparência e o que espera de sua cirurgia. Seu médico examinará seu nariz e revisará seu histórico médico. Certifique-se de relatar quaisquer condições de saúde que você tenha, tais como:

 

- Roncos ou apnéia obstrutiva do sono

- Transtorno dismórfico corporal*(TDC)

- Dificuldade para respirar de uma ou das duas narinas/Desvio de Septo nasal 

- Transtornos do olfato

- Histórico de Sinusites

- Histórico de traumatismo nasal

- Uso de medicamentos tópicos nasais

- Uso de cocaína

- Distúrbios hemorrágicos

 

  • *O TDC é um transtorno mental que envolve uma obsessão extrema com falhas imaginárias ou leves na aparência. Essas falhas geralmente não são perceptíveis ou parecem muito pequenas para os outros. A obsessão do paciente com TDC pode se tornar muito séria. Pode causar uma angústia tão grande que interrompe ou prejudica seu trabalho e vida pessoal. É necessário um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. 

 

Cada uma das condições ou atividades mencionadas acima pode afetar sua cirurgia. Uma discussão honesta com seu médico ajudará vocês dois a decidir se a rinoplastia é adequada para você.

 

O que eu devo esperar após a cirurgia?

 

As condições mais comuns e temporárias incluem:

 

- Hematomas (arroxeamento na região do nariz, dos olhos e do lábio superior)

- Inchaço, dor, dormência nestas mesmas regiões

- Congestão nasal

- Coriza sanguinolenta/Sangramento nasal

- Alterações no olfato

- Piora teporária dos roncos e apnéia do sono

- Náusea (pela anestesia ou analgésicos)

- Restrições de atividade laboral e física

 

Tenho que ficar internado?

 

Dependendo do caso, o procedimento pode ser feito com anestesia local, com ou sem sedação ou anestesia geral. Discuta isso com o seu médico durante a consulta. 

 

Quanto tempo ficarei com dor? O que posso fazer?


A maioria dos pacientes diz que a dor após a cirurgia é de leve a moderada, mas isso é bem variável de pessoa pra pessoa.  Geralmente dura de 5 a 7 dias. Seu nariz pode ter uma dor incômoda por mais tempo, dependendo do tipo de cirurgia que você fez. Seu nariz pode ficar sensível por até 3 meses.


Seu médico discutirá as opções para gerenciar sua dor após a cirurgia. Estes podem incluir
 

- Analgésicos

- Medicamentos anti-inflamatórios esteróides ou não

- Compressas de gelo

- Manter a cabeça elevada a pelo menos 30 graus

- Manter o nariz livre de crostas com o uso de sorofisiológico

 

É possível fazer uma cirurgia plástica nasal (rinoplastia) junto com a septoplastia? O Sr. faz este tipo de cirurgia?

 

Sim. 

 

O que são "complicações" de uma cirurgia?

 

"Complicação" é o termo utilizado para designar uma evolução pós-operatória desfavorável, mas nem por isto inesperada. Dentro deste termo amplo e genérico estão vários fatores imensuráveis, tais como o tipo de cicatrização do paciente e tendências genéticas a reações físicas ou psíquicas próprias do paciente.

 

Imagine-se saindo de férias com a família, de automóvel quando, no meio da viagem, um pneu fura. Apesar de ser algo razoavelmente comum, é desagradável ter que parar, retirar as malas e trocar o pneu na estrada. Imagine então se for à noite e estiver chovendo...agora imagine se o seu estepe estiver furado! São "complicações da viagem".

 

Agora imagine que você vai viajar de avião e a viagem de ida transcorre normalmente. Na volta, você já pagou o hotel e pega um taxi até o aeroporto, mas encontra um congestionamento enorme no caminho e... perde o vôo. O próximo vôo só no dia seguinte...Talvez você se lembre de situações deste tipo. Procura-se, de todas as maneira evitar que aconteçam complicações, mas elas ocorrem porque não temos o controle total da situação. Sofre menos aquele que toma uma atitude mais contemplativa sobre a vida, aceitando os percalços do caminho e a limitação que a vida nos impõe algumas vezes.

 

Quais são as complicações mais comuns da Rinoplastia?

 

- infecção

- sangramento nasal

- perfuração de septo nasal

- retorno da deformidade à sua posição original pré-operatória

- diminuição do olfato

- problemas relacionados à anestesia 

 

Atualmente, estes problemas são muito raros pois o uso de antibióticos profiláticos e cautério nasal previne a maioria destas complicações cirúrgicas. Desvios cartilaginosos podem voltar a se formar MESMO APÓS uma cirurgia muito bem feita. Isto depende da capacidade de "memória" das fibras elásticas e da cartilagem que tendem a cicatrizar da maneira que se encontravam antes da cirurgia. A diminuição ou perda de olfato também é possível após qualquer cirurgia nasal, apesar de rara. Pode ocorrer também após uma gripe ou sinusite. A anestesia geral evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, é bem mais seguro estar num hospital sob anestesia geral do que andando pelas ruas correndo o risco de ser assaltado ou viajando de carro numa estrada em feriados. Ouço muitas vezes a expressão "cirurgia é cirurgia" e respondo "viagem é viagem", com a mesma entonação. Não existe cirurgia "simples". Toda cirurgia é uma viagem...

 

Adolescentes podem ser operados?

 

Sim, porém mais cuidadosamente e economicamente, em geral quando o adolescente já terminar de crescer. Há que se ter muito cuidado com os Transtornos Dismórficos Corporais nesta idade.

 

O que são Splints?

 

São pequenas estruturas, em geral, feitas de silicone, colocados durante ao final da cirurgia, paralelamente ao septo, para ajudar na sua sustentação e fixação. Em geral, não incomodam. Habitualmente ficam no nariz entre 2 e 5 dias, para depois serem retirados no consultório. Alguns médicos costumam deixar mais alguns dias.

 

E o tampão nasal? É necessário? Pra que serve?

 

Normalmente, é necessário "descolar" a mucosa nasal do septo para corrigir seus desvios. Atualmente existem técnicas onde não é mais necessário o uso de tampão nasal. Não tenho utilizado tampão nasal nos últimos 15 anos. Para "colar" a mucosa novamente pode-se lançar mão da cola biológica e do splint nasal. Apesar de ter um custo relativamente elevado, o benefício tem sido grande. Os planos de saúde, em sua maioria, cobrem este custo. O tampão, a cola ou o splint servem para sustentar o septo e garantir que a mucosa nasal "cole" nele novamente. Normalmente, quem não respira bem pelo nariz não se incomoda muito em ficar mais um dia com o nariz tampado por causa do tamponamento. O tampão também coíbe sangramentos. Dependendo do cirurgião, fica de 12 a 72 horas. Não há certo ou errado em se seguir uma técnica ou outra. É sempre melhor fazer com aquela que o cirurgião esteja mais acostumado.

 

E o que é importante no pós-operatório?

 

Os cuidados pós-operatórios são tão ou mais importantes que a cirurgia em si. É recomendável tomar uma medicação antibiótica para evitar infecção. É importante lavar o nariz por dentro, para não formar crostas e evitar aderências (sinéquias) e retornar sempre que o seu médico recomendar.

 

Quanto tempo levará para uma recuperação completa?


Não é incomum ter inchaço e hematomas. Os hematomas podem desaparecer em 7 a 10 dias, e o inchaço pode levar várias semanas. A recuperação é um processo lento. Pode levar até um ano para que todo o inchaço diminua para você sentir o resultado final da sua rinoplastia. Você deve esperar uma avaliação com seu médico 12 meses após a cirurgia para discutir sua satisfação com sua aparência nasal e avaliar sua função nasal.

 

O Sr. pode me fornecer um "orçamento" desta cirurgia?

 

Não posso fornecer orçamento sem examinar o paciente. Não existe "tabela" pronta. Pode haver vários graus de dificuldade e/ou cirurgias associadas. É absolutamente necessário uma visita ao consultório.